Profitecs promove interação entre UFSM e alunos visitantes

Carolina Bonoto e Marina Martinuzzi

A 1ª Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Serviços (Profitecs) será realizada até amanhã, dia 21. Tendo o objetivo de receber escolas de diversas partes do estado e aproximar os alunos da Universidade, a exposição acontece no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria.

Com atrações divididas em quatro mostras, a Profitecs proporciona aos visitantes uma maior interação com a UFSM. Na Mostra de Ciência e Tecnologia, situada no Pavilhão do Charolês, o Museu de Ciências da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) é a exposição principal, trazendo conhecimento de forma atrativa e estimulante. Já na Mostra de Serviços, que acontece no Pavilhão das Microempresas, produtos de empresas locais ou regionais estão expostos. Na Mostra de Cultura, são realizadas apresentações de teatro, música, dança e artes visuais. E por fim, a Mostra de Cursos e Profissões que é destaque dentro do objetivo de aproximar alunos do ensino médio e básico ao ambiente universitário.

Mostra de Cursos e Profissões acontece no Pavilhão Polivalente. Créditos: Carolina Bonoto

Organizada no Pavilhão Polivalente, a Mostra de Cursos e Profissões concentra os cursos de graduação, pós-graduação e técnicos da UFSM. O espaço está dividido entre os Centros de Ensino da Universidade e outras unidades como o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), o Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo e a Comissão Permanente do Vestibular (Coperves). Além dessas, os campi de Silveira Martins e Frederico Westphalen também fazem exposições.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A ideia principal é levar conhecimento teórico e prático sobre os cursos da Universidade para que os alunos sejam capazes de realizar escolhas de qualidade para suas futuras profissões. Com o intuito de auxiliar nessa decisão, os próprios estudantes da UFSM falam sobre a realidade acadêmica e informações a respeito do mercado de trabalho.

Os acadêmicos da Engenharia Florestal, por exemplo, focam suas apresentações na área de atuação do profissional, mostrando aos visitantes toda a grade curricular do curso. Sobre isso, o aluno do 7° semestre, Douglas Carvalho comenta “Não se ouve muito o que o engenheiro florestal faz, em que trabalha. Estamos esclarecendo muitas dúvidas aos visitantes, está sendo uma experiência muito válida”.

 A visão do público sobre a Mostra de Cursos e Profissões

O contato com as diversas áreas de ensino motiva os alunos a estenderem seus campos de interesse. “Eu gostei do laboratório de física, não é isso que eu vou fazer, mas eu gostei mais daquilo. É que eu ainda não achei meu curso.”, ilustra a estudante do 3º ano do Colégio Estadual Walter Jobim, Denise dos Santos.

De acordo com o reitor da UFSM, Felipe Muller, a Mostra de Cursos e Profissões acontece no sentido de mostrar a expansão que houve na Universidade. Assim, poder levar às pessoas toda a gama de cursos ofertados. Considerando um espaço fundamental, o reitor completa “Isso é muito importante. Ter esse contato tanto com os profissionais da área quanto com os estudantes que estão no decorrer do curso, é fundamental pra que eles possam tomar uma opção mais consciente ou até mesmo conhecer outras profissões que nem imaginavam que a Universidade pudesse oferecer”.

Para o Reitor, o contato dos alunos com os cursos da Universidade é fundamental na escolha da profissão. Créditos: Carolina Bonoto

Na sua primeira edição, a Profitecs já teve a inscrição de mais de 150 escolas regionais. Segundo Felipe Muller, a avaliação do evento está sendo feita para melhorias nas futuras edições. Assim, a integração da UFSM com a comunidade ganha cada vez mais respaldo em eventos como esse.

%d blogueiros gostam disto: