Redação Científica na 26ª JAI

Grazielle Fonseca e Guilherme Leopold

Na manhã de hoje (20/10), o Prof. Dr. Gilson Volpato ministrou o mini-curso sobre Redação Científica, no Auditório Flávio Schneider – anexo ao prédio 42 da UFSM. Mais de 340 pessoas compareceram ao auditório.

Auditório Flávio Schneider recebe o mini-curso de Redação Científica. Créditos: Guilherme Leopold

Volpato explicou como fazer uma boa redação científica através de gráficos, fórmulas matemáticas e situações do cotidiano, além de mostrar os erros e acertos das publicações. O professor também apresentou a teoria e a prática vivenciadas por ele, que possui 25 anos de experiência na área científica.

Gilson Volpato ministra mini-curso na UFSM. Créditos: Guilherme Leopold

Gilson comentou também o atual quadro do Brasil diante das pesquisas científicas realizadas aqui. Para o professor, o país só começou a dar mais importância para qualidade das publicações há cerca de 20 anos, e ainda não é visto como referência de ciência por países estrangeiros.

 Volpato salientou ainda que quem pretende publicar uma redação científica deve utilizar uma linguagem universal e estar inteirado do assunto. Além disso, é preferível publicar poucos trabalhos com grande qualidade e aceitação, pois a importância da pesquisa científica é medida justamente na última etapa de seu desenvolvimento – a aceitação – e não em suas fases intermediárias (leitura, publicação e redação).

Confira no vídeo abaixo algumas dicas de como fazer uma boa redação, dadas pelo professor Gilson Volpato:

 

Créditos: Guilherme Leopold

O mini-curso sobre Redação científica continuará pelo turno da manhã e tarde de amanhã (21/10), último dia da 26ª JAI. O curso acontecerá novamente no auditório Flávio Schneider anexo ao prédio 42. Você pode ter mais informações sobre o trabalho do Prof. Dr Gilson Volpato aqui.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: