Como funciona

Este blog é um espaço de cobertura colaborativa das turmas de Teoria e Técnica de Jornalismo Digital do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Seguindo os conceitos do Jornalismo Digital e as potencialidades do uso jornalístico das redes sociais, também realizamos coberturas via Twitter de eventos promovidos pela UFSM e pelos Cursos de Comunicação Social – a velha e eterna FACOS.

Cobertura colaborativa é um exercício de produção multimídia onde várias pessoas de diferentes áreas do conhecimento se unem para cobrir um evento coletivamente. O meio utilizado para veicular as informações são as redes digitais, onde o espaço é aberto à variedade de olhares sobre o mesmo acontecimento.*

Além dos conteúdos postados neste blog, tentamos, em 140 caracteres, publicar informações relevantes – e em tempo real – sobre os eventos no Twitter. Como os fluxos de informação do microblog são multidirecionais, ou seja, têm forte capacidade de difusão e articulação, buscamos que os internautas comentem e ampliem a discussão iniciada na cobertura.

Além de ser um laboratório para os futuros jornalistas da UFSM, o objetivo deste blog também é utilizar os potenciais interativos das redes digitais para circular conteúdos. Agradecemos a todos que acessaram as produções do blog e foram estimulados a também colaborar com relatos sobre os eventos.

Acessem o perfil da @facoscolabora no Twitter e acompanhem futuras coberturas colaborativas da FACOS. RT!

*Andressa Quadro é egressa do Curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFSM e defendeu em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) o conceito de cobertura colaborativa, motivada por suas experiências em produção de conteúdo colaborativo para eventos culturais da cidade de Santa Maria/RS.